Manchas escuras_ como eu trato
Short story.
Era uma vez uma menina que iniciou a sua depilação no buço de forma caseira utilizando cremes depilatórios. Essa mesma menina tinha uma pele extremamente sensível e por essa razão o creme depilatório provocava pequenas queimaduras no buço, mesmo que fosse indicado para pele sensível.
Segue-se que a pele tem memória... E passados uns anos, com a exposição solar começou a notar-se manchas castanhas na zona do buço, que para além de inestética dá ilusão da existência de pêlo, mesmo que não haja.
The End!
E como é que essa menina atualmente procura minimizar estas manchas castanhas que têm um nome pomposo - melasma?
Falou com o dermatologista e também pesquisou por si própria algumas opções, o que combinou no seguinte:
* É obrigatório (sem desculpas) aplicar muito protetor solar com fator de proteção 50, preferencialmente. E que seja específico para o rosto e adequado ao tipo de pele. No Inverno o fator de proteção pode ser um pouco mais baixo.
* É aconselhável o uso de ácido retinóide em percentagens calculadas, obviamente (entre 5-10%). Este ácido é facilmente encontrado em produtos para o tratamento de acne, de pele oleosa ou de rugas e ajuda a exfoliar a pele quimicamente, removendo as células-mortas, mais superficiais. É conveniente aplicar de forma localizada, apenas sobre a mancha e aplicar à noite, sem risco de exposição solar. Sim, porque ácidos e sol não são a melhor combinação.
* É igualmente aconselhável uso e (quase) abuso de vitamina C (5-10%) importante anti-oxidante, que permite que a pele não "enferruje", envelheça e escureça. Como bónus, a vitamina C é simpática para prevenir ou atenuar rugas.
* O mais óbvio será o uso de um despigmentante intensivo.
Estes são os ingredientes básicos e tradicionais no cuidado do melasma, mas a verdade é que os "cientistas da pele" procuram evoluir e combinar tecnologias inovadoras na busca de uma melhor performance. Assim, alguns produtos que não tenham estes ingrientes de forma explícita também podem conhecer bons resultados.
A dica é:
consultar dermatologista + conhecer a própria pele + conhecer os ingrediente ativos no combate às manchas + pesquisar produtos + tentativa e erro (a parte mais dolorosa da soma)
Deixo alguns exemplos de produtos que formam os acertos dessa menina:
Disponível online : ISDIN - FotoUltra 100 ou ISDIN - FotoUltra 50
Disponível online: Bioderma - White Objective
Disponível online: Caudalie - Vinoperfect Antimanchas
Disponível online: Lierac Prescription - Despigmentante (o meu queridinho mais especial)
Disponível online: Sesderma - C Vit LIpossomal
Importa ler bem as instruções de cada produto e perceber que alguns deles, consoante o estado da pele do restante rosto, deve ser aplicado apenas localmente. Por exemplo, ácidos e retinol não são convenientes em zonas sensíveis ou com manchas vermelhas - rosácea ou couperose.
Recentemente tenho testado um CC Cream da Giordani Gold - Oriflame descrita como "patenteada Tecnologia Branqueadora e Antienvelhecimento para melhorar o tom de pele e sua luminosidade. SPF 35." que tem se revelado uma surpresa.
Como se adaptam no "combate" às manchas castanhas?