Maquilhagem_ higiene, se faz favor
No mundo da maquilhagem, independentemente do nosso gosto pessoal por uma determinada marca, produto ou forma de aplicação, o mais importante é que cada produto ou ferramenta esteja devidamente higienizado. E não basta aparentar estar limpo, temos de garantir a desinfeção. Porque pior do que um risco fora do sítio ou de um produto que "craquela" é uma infeção de pele daquelas que não passam nem por nada.
Higienizar todos os produtos é então uma questão de saúde e no final das contas é também uma questão de poupança. Para quê comprar uma base de 8 contos e 500, para depois deixá-la estragar-se e criar-nos problemas de pele?! Problemas esses que para serem tratados têm um custo bem mais elevado.
Keep it simple! ...CLEAN!
Estas são as minhas rotinas e preocupações gerais no que diz respeito a esta matéria:
- Não ter NUNCA maquilhagem e afins no WC. Muito menos, se os produtos estiverem em contato directo com o ar (ex: pincéis dentro de um copinho). Quer queiramos, quer não; quer limpemos, quer não, é o local da casa onde, por razões óbvias, há mais perigo de contaminação de bactérias e coisas que não interessam.
- Manter os produtos e ferramentas de maquilhagem em locais o mais frescos e arejados possível.
- Depois de nos maquilharmos limpar com um algodão/pano/papel embebido em álcool, as dedadas e borradas que ficaram no exterior das embalagens.
Atenção à percentagem do álcool! Sempre que falar em álcool nesta publicação, refiro-me ao de 70%. Se for de volume inferior não terá a ação desejada, se for de volume superior pode alterar os produtos.
Na higienização de cada produto em particular, estes são os meu passos:
- Produtos em pó (sombras, blush, pó finalizador e afins): Passo um papel absorvente embebido em álcool sobre o pó. E se for um pó que já não é utilizado há algum tempo não tenho qualquer preocupação em retirar a camada mais superficial com esse mesmo papel absorvente. Claro que o faço com cuidado para não estragar o restante produto. Deixo a secar, fecho e arrumo.
- Máscaras de pestanas e produtos com aplicador em esponja (gloss, corretores e afins): Retiro o aplicador e passo-o várias vezes num papel absorvente embebido em álcool. Quando já não tem qualquer vestígio de produto deixo-o a secar num local arejado durante uns instantes. Enquanto seca, limpo a zona de rosca do pote principal, também com papel e álcool.
- Pincéis: Ver aqui publicação dedicado à higienização dos pincéis.
- Batons em stick: Com todo o cuidado possível e imaginário, retiro a primeira camada de batom passando-o 2 ou 3 vezes na mão. Subo-o completamente e coloco num recipiente com álcool durante alguns instantes. Depois retiro, seco a embalagem com um papel e deixo-o aberto a secar.
Torna-se realmente importante deixar os produtos abertos a secar antes de os fechar, para não se formarem fungos (mofo/bolor).
Adaptar a limpar.